quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tópico :
A poesia na sala de aula é muito importante no desenvolvimento do aluno, levando a criança a descobrir o mundo que a rodeia.

         ¨ O livro é a janela, as asas e a estrada, abra, viaje e voe... asas que dão liberdade.
( Regina Shudo)

            As obras literárias permitem o contato com diferentes gêneros textuais: charadas, contos, quadrinhas, musicas, vídeos, imagens, versinhos, parlendas... atingindo a todos os gostos e idades. Especialmente a poesia e a literatura com rimas, permitem o brincar com as palavras e o lúdico se faz presente.
            O objetivo do trabalho, com a poesia em sala de aula não visa a formar poetas profissionais. O que se quer é que, em primeiro lugar, não se deixe morrer o poeta que está dentro de cada uma de nossas crianças. Este trabalho deve ter em vista o exercício da imaginação, da fantasia, da criatividade ao mesmo tempo em que mostra ao educando a vida de forma mais lúdica, mais poética, com maior liberdade para construir o seu conhecimento.
           Mas para que este trabalho seja bem-sucedido é imprescindível que o educador seja sensível ao texto poético, para que deixe passar para o educando todos esses aspectos do poema, para que saiba criar toda uma atmosfera propícia ao ato de recepção e de criação.
                A poesia trás a realidade para a criança de maneira lúdica,mostrando como a arte de brincar com as palavras enriquece o universo infantil. Rimas, adivinhas, músicas, entre outras peças dessa “brincadeira”, são facilmente compreendidas no faz de conta infantil. Isso que dizer que precisamos nos identificar com o trabalho realizado com as crianças buscando sempre a melhor maneira de atingi-las envolve-las no seu processo de letramento e alfabetização. Constatamos isso a partir de uma prática consciente e envolvente.
              A poesia em sala de aula traz a ludicidade na aprendizagem, e isso faz com que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem, se comunique sem constrangimento, tenha liberdade de expressar suas emoções. São situações, às quais as crianças exercem maior domínio, agindo com autonomia e segurança, envolvendo-se no processo ensino aprendizagem com entusiasmo, emoção e encantamento; elementos indispensáveis ao desejo de aprender, constituindo-se sujeito deste processo.

              Para Taylor (2003):
             [...] Quando nos tornamos o autor, escritor é que começamos a escrever o mundo. O que quer dizer que é preciso estimular e instigar o aluno de forma que ele seja não só consumidor, mas também um produtor de cultura, percebendo se como tal. (TAYLOR, 2009, Vol1, p. 24)

             Em nossa prática pedagógica é preciso criar situações, onde de fato, o educan do se sinta sujeito do processo de aprendizagem e possa interagir como articulador, sendo encorajado a acreditar em suas ideias e produções. Cabe a cada educador ser mediador desse trabalho, resgatar as brincadeiras poéticas, brincar com a linguagem, deixar se contaminar pela poesia.

                                                                                     Anair, Mirian, Monique, Mônia e Tereza

Um comentário:

  1. Mediadoras, o texto ficou excelente, só faltou a referência das fontes citada!!

    Abraços

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