domingo, 22 de maio de 2011

Uma Vidente

Como dizia Paixão Cortez mais enrolada que namoro de cobra, rindo o guri Camilo disse a bela prenda Rita ao saber da sua visita a vidente no vilarejo
_ Ria, ria seu tosco os homens são assim não acreditam em nada. Saiba que a Vidente adivinhou o motivo de minha consulta. Disse que eu estava de cambicho com você, mas que eu não tivesse medo pois você não me esqueceria.
De vereda Camilo respondeu:- Minha prenda Rita vá pelas beradas nestas ruas para que ninguém siga teu rastro.
Certos do seu cambicho separaram-se. Rita foi para o Rincão dos Tigres e Camilo foi para o vilarejo de Boa Esperança.
Voltando para seu rancho Camilo como no sopro do minuano lhe veio a mente o dia em que conheceu Rita. Seu guasca de confiança Vilela após juntar os trapos com Rita retornava para o vilarejo a fim de fincar morada no Rincão dos Tigres com sua amada, Vilela mal apeou do carro e Camilo já lhe lançou um comprimento daqueles bem gaudério, foi então que Camilo avistou Rita uma prenda mui formosa, alemoa de olhos azuis bonita igual laranja de amostra. Enquanto Vilela levava as malas para dentro do rancho, Camilo tirou um dedo de prosa com Rita.
Com o passar do tempo Camilo e Rita foram direto pros pelego no maior dos aconchego, e com isso o enrosco foi ficando firme que nem palanque no banhado.
O caso foi ficando mais conhecido do que parteira de campanha e as cartas anônimas sem demora começaram a chegar nos ranchos de Camilo e Rita, mas o buchicho já estava feito. Com isso Camilo resolve afastar-se de Rita e esta desconfiada e medrosa correu a vidente para saber a causa da mudança de atitude de Camilo. Tranqüila com a resposta da vidente voltou ater com Camilo e assim combinaram que teriam mais cautela, mas continuaram a se ver.
Certo dia Vilela mandou um chasque para Camilo o qual dizia:¨ ... Venha mais apressado que cavalo de carteiro que a prosa é séria...¨ . Camilo ficou mais assustado que guri em cemitério, pegou-lhe a camionete e saiu em disparada rumo a casa de Vilela.
Na estrada Camilo avistou a vidente e parou para tirar um dedo de prosa, pois estava com o coração em sobre salto com o chasque que havia recebido. A vidente para lhe deixar mais tranqüilo que nem água de poço disse: ¨_ Que os corações apaixonados ficariam juntos.¨ Camilo sobe em sua camionete e sai se tapando de quero-quero em direção á estância do amigo.
Chegando lá, encontrou Vilela contrariado como gato a cabresto, pela traição do amigo. Foi então que Rita lhes propõem um acordo que ficaria com os dois ao mesmo tempo feito dona Flor e seus dois maridos. Meio contra gosto, Camilo e Vilela para não perder a amada aceitam o acordo.
Esclarecidos os fatos e com o acordo atado igual no de lenço sentam os três para tomar um amargo e continuar a prosa.

2 comentários:

  1. Gurias!
    Ficou muito legal a reescrita do conto Cartomante. gostei do linguajar gaudério
    Beijos
    celeste

    ResponderExcluir
  2. Mediadores ficou ótima a releitura!
    Tarefa cumprida parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir