quarta-feira, 6 de abril de 2011


O PROCESSO DA LEITURA NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA
BIBLIOTECA ATRAVÉS DAS TECNONOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E DE COMUNICAÇÃO E A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
                                            Profª Dranda Eliane Lourdes da Silva Moro
                                                  Profª Dra Lizandra Brasil Estabel

Ao ler este texto destacamos  algumas considerações das autoras:

* A literatura atua de diferentes formas como manifestações da Arte, influenciando os valores culturais que caracterizam uma sociedade ou uma civilização, estando sintonizada com os “tempos de mutação”... acompanha as mudanças de valores de crenças, costumes sócio-culturais de uma época...
* A literatura é uma maneira lúdica (mágica) de chegar ao leitor, a partir dela podemos explorar vários contextos e emocionar a cada um de um a maneira diferente.
 * Nas bibliotecas, o profissional que atua tem a função principal de proporcionar a       cidadania, a inclusão social, digital e o acesso a informação. Buscando  levar o leitor a compreensão do lê , criticar e refletir sobre o assunto.
  * A família e os professores precisam implementar a leitura  fazendo com que esta ação seja algo rotineiro na vida da criança tanto em casa quanto na escola.
   *Neste sentido a leitura em casa, na escola ou biblioteca possibilita a reflexão sobre o cotidiano bem como permite ao leitor vivenciar conflitos e achar soluções.

E a participação do Chat de 06-04 nos fez refletir que é na leitura e na interação com o outro, que ampliamos nossos conhecimentos e nos capacitamos para um trabalho de qualidade e condizente com as novas tecnologias que hoje nos são apresentadas.

Um comentário:

  1. Olá grupo querido!

    Passei pelo blog para ver as primeiras postagens.Gostei muito do que vi! O blog está muito bonito e percebi algo que gosto muito: vocês exercendo autoria!!

    :-)

    Adorei!

    De vez em quando estaremos por aqui (tanto eu quanto os tutores) para aprendermos com vocês!

    Façam desse espaço, um espaço de criação, de cultura, de lazer e aprendizagem!

    Bom curso para todos nós!

    Um abraço,
    Cláudia

    ResponderExcluir